Quem sou eu?
Oi, eu sou Karina Germano, filha, irmã, esposa, mãe, arquiteta, gestora de projetos, diretora de facilities, instrutora e empreendedora no mercado digital.
Depois de concretizar mais de 300 projetos de arquitetura corporativa, durante minha carreira profissional, me dedico a reunir as melhores práticas de gestão de espaços para compartilhar conhecimento de qualidade e prestígio com meus alunos.
Ainda consigo me dedicar à prática da culinária, de yoga e participar ativamente da educação do José e da Manuela, os dois maiores projetos que a vida me entregou.
Não é preciso saber tudo,
mas é fundamental estar cercado por pessoas que sabem.
Carmen Miranda
O que estudei?
Formada em Arquitetura e Urbanismo (UAM-2004), cursei a pós-graduação em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos (FGV-2012) e vou compartilhar agora com vocês um pouco da minha trajetória nos últimos 20 anos...
Sucesso não é sobre o tanto de dinheiro que você tem;
é sobre a diferença que suas ações fazem na vida das pessoas.
Michelle Obama
O que me fez escolher Arquitetura?
Quando escolhi Arquitetura no vestibular como única opção, tinha como principal atrativo ser uma profissão que tem visão abrangente sobre muitos assuntos (nunca consegui me encaixar como exatas, humanas ou biológicas – sou um mix), buscava a possibilidade de ser autônoma no futuro e admirava o talento de arquitetos que ficaram famosos por projetos importantes e claro, sonhava com algo assim quando vislumbrava um futuro profissional de muito sucesso! Mas logo durante o curso percebi que me interessava muito mais por conforto ambiental e urbanismo por exemplo do que design de interiores ou projeto arquitetônico.
“arquitetura arte e técnica de organizar espaços e criar ambientes para abrigar os diversos tipos de atividades humanas, visando tb. a determinada intenção plástica.”
Arquitetura na sua definição mais simples de dicionário, é arte técnica de criar soluções e como apaixonada por arquitetura e por pessoas, tenho prazer em pensar em soluções práticas para alguma “dor”, eliminar o incômodo ou trazer mais conforto para elas. Sem isso, na minha opinião, tudo fica muito preso na avaliação estética do trabalho que envolve gosto pessoal.
Bom, para mim, pessoalmente, como arquiteta, arquitetura é estrutura.
Quer dizer, a estrutura de um edifício é elevada ao nível da poesia, como parte da estética.
Não há nenhuma diferença.
Um arquiteto deve projetar a estrutura como projeta arquitetura, no sentido doméstico da palavra.
Lina Bo Bardi
Onde desenvolvi minhas habilidades?
Por acaso, minha experiência profissional na área teve início em 2000, justamente no mercado corporativo e nestes anos vivenciei experiências com muitos tipos de projetos em diversos segmentos de empresas nacionais e multinacionais (indústria farmacêutica, indústria de mobiliário, escritório de iluminação, bancos, construtoras, gerenciadoras e consultorias imobiliárias). Desenvolvi inúmeros projetos, mas também tive a oportunidade de liderar equipes, especialmente nos anos em que atuei numa multinacional do setor financeiro, desenvolvendo projetos nacionais nas principais cidades do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre) e internacionais, nos Estados Unidos (Boston) e Europa (Luxemburgo).
Além do MBA em gestão de projetos concluído em 2012, realizei outros cursos de Liderança e Gestão de Pessoas e também participei de feiras do setor e eventos/ palestras com foco em espaços corporativos, acessibilidade, sustentabilidade e conforto ambiental.